EAD – Ensino a Distância
O Ensino a Distância foi reconhecido, em 1996, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LCB). Também conhecido como EAD, é uma modalidade para pessoas que precisam de um diploma, com aulas em horários e turnos de estudo alternativos. Com o uso da tecnologia, principalmente a internet, é indicado para pessoas com experiência consolidada em aprendizagem individual e de pesquisa, pois exige disciplina e força de vontade, além disso, é também uma ótima alternativa para quem tem pouca flexibilidade e limitações geográficas. É fundamental saber que o aluno será o principal responsável pelo seu planejamento e aprendizado, pois a disciplina é fundamental para o cumprimento de todas as etapas do curso a distância.
Principais características do Ensino a Distância
- Completo e pode ser acessado em qualquer região do país
- Mais acessível financeiramente
- Possibilidade de fazer seu próprio horário de estudo
- É possível assistir a mesma aula várias vezes
- Mais focado. Vai direto ao ponto
- O diploma não informa se o curso é presencial ou a distância
- Você pode estudar no seu tempo. Disciplina e tendência a ser autodidata vai maximizar o seu conhecimento
EAD e a legislação
A Lei Federal nº 9.394/1996, no Decreto Federal 5.622/2005 regulamenta a aplicação do Ensino a Distância.
Art. 1º – A Educação a Distância caracteriza-se como modalidade educacional na qual a mediação didáticopedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e além disso, tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores, desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Art. 2º – A Educação a Distância poderá ser ofertada, por exemplo, no Ensino Fundamental, Ensino Médio,Ensino Especial, EJA e Educação Profissional, na forma não-presencial ou semi presencial.
- 1º – Nos termos do § 4º do artigo 32 da Lei n.º 9.394/96 (LDB) a forma de Educação a
Distância só será utilizada no Ensino Fundamental no 2º Segmento como complementação da
aprendizagem ou em situações emergenciais.
- 2º – A oferta da educação básica a distância nos casos do parágrafo anterior contemplará a situação de cidadãos que: I – Estejam impedidos, por motivo de saúde, de acompanhar ensino presencial;
II – Sejam portadores de necessidades educacionais específicas e requeiram serviços especializados de atendimento na forma da Lei;
III – Se encontram no exterior, por qualquer motivo;
IV – Vivam em localidades que não contem com rede regular de atendimento escolar
presencial;
V – Compulsoriamente sejam transferidos para regiões de difícil acesso, incluindo missões
localizadas em regiões de fronteira; ou
VI – Estejam em situação de cárcere.
Avaliação no Ensino a Distância
Os cursos de Educação a Distância aceitam transferência e aproveitamento de créditos obtidos em cursos presenciais. A avaliação é parte integrante das atividades a distância e além disso, devem seguir as mesmas regras de um curso presencial: assegurar crescente melhoria de aprendizagem, aprimoramento do ensino, correção, recuperação de deficiências, avaliação do grau de aproveitamento para, no entanto, fins de promoção, certificação ou diplomação de alunos.
Tecnologia e Ensino a Distância
O Ensino a Distância ainda é um sistema pouco explorado e ainda não atingiu todo o seu potencial, mas deve aumentar consideravelmente à medida que a tecnologia avança e mais pessoas têm computadores pessoais e softwares que incorporem recursos gráficos, de imagem e de som, para a realização de videoconferências, chats e além disso, interação virtual entre professor, aluno e conteúdo.
Todas as instituições, no entanto, devem estar equipadas, regulamentadas e aptas a aplicar em toda a sua grade curricular as duas modalidades de ensino, presencial e a distância, pois como já foi dito, a certificação não faz distinção entre um e outro método.
EAD na pós-graduação
A Educação a Distância pode ser feita no ensino regular, fundamental, médio, superior e na pós-graduação. O lato sensu só poderá ser oferecido por instituições credenciadas pela União, conforme o disposto no § 1 do Art. 80 da Lei 9394/96, e deve incluir provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso. Para o nível stricto sensu serão autorizadas, reconhecidas ou renovadas instituições que enviarem solicitações e relatórios a CAPES, e a defesa de dissertação ou de tese deve ser realizada obrigatoriamente na instituição proponente.
Desafios do Ensino a Distância
- Você tem que fazer as atividades sozinho e tem que se virar pra resolver as questões
- Perde a interatividade com os amigos
- Elimina a possibilidade de uma rede de network
- O estágio é obrigatório para as duas modalidades, presencial e a distância
- Depende muito mais da vontade do aluno do que da instituição o cumprimento das etapas propostas
Por que fazer EAD
A globalização e acima de tudo, a crescente necessidade de uma educação permanente fazem do Ensino a Distância perfeito para quem tem problemas com deslocamento, dificuldade para estar em um local ou horário específicos e permite uma combinação eficiente entre estudo e trabalho. O aluno é o sujeito responsável por sua formação e construção do conhecimento e no entanto, pode entrar em contato direto com a atividade profissional que deseja aperfeiçoar em qualquer parte do mundo por meio da tecnologia, estreitando fronteiras e ampliando o seu conhecimento.