Almoxarifado na Construção Civil
Já vai longe o tempo em que o almoxarifado era um depósito sujo e escuro, quase sempre o pior local da empresa, onde os materiais eram guardados de qualquer forma e administrado por pessoas sem qualificação. Hoje, sabe-se que esse departamento é vital para o bom funcionamento de uma empresa. É o setor que controla todo o estoque de mercadorias e produtos de uma empresa ou de uma obra. É o local responsável pelo recebimento, armazenagem, expedição e distribuição de materiais. A principal função desse departamento é manter a empresa continuamente abastecida de seus bens de consumo para que as diversas unidades produtivas e administrativas não fiquem paradas por falta de material.
Principais funções do almoxarife
- Assegurar que o material necessário esteja na quantidade devida e em local adequado
- Preservar a qualidade do que estiver estocado
- Impedir que haja divergências no inventário e perdas
- Observar a quantidade necessária dos produtos evitando desperdícios
- Instalações adequadas, proporcionando condições físicas que preservem a qualidade dos materiais
- Movimentação e distribuição suficientes para um atendimento rápido e eficiente sempre que necessário
Atribuições no almoxarifado
Quantidade, reposição, armazenagem, validade, controle do uso, levantamento de preços, pesquisa de fornecedores, registro de compras feitas e a fazer, arquivamento de notas são algumas das atribuições do encarregado pelo almoxarifado. A realização dessas funções exige critérios de racionalização, acondicionamento, localização, padronização e documentação das atividades diárias. Um item de vital importância é a eficiência, e isso depende fundamentalmente da diminuição das distâncias internas percorridas por uma carga e a redução do número de viagens de ida e volta para carregar e descarregar as mercadorias.
Entradas e saídas no almoxarifado
O controle deve fazer parte das atribuições desse setor no recebimento, na armazenagem ou na distribuição. É importante saber a quantidade em estoque de cada produto e manter atualizados todos os registros de movimentação, pois se um setor fica parado durante 3 dias, por exemplo, pode custar milhões dependendo do ramo de negócios. Outro item importante é entregar os materiais somente mediante requisições autorizadas aos usuários da empresa para que não haja desperdícios e para que se saiba exatamente o que foi fornecido, para quem ou qual setor. Esse tipo de controle evita roubos, furtos e prejuízos. Um inventário atualizado representa lucro para a empresa e evita que essa importante área possa afetar a competitividade do seu negócio.
Organização no almoxarifado
A limpeza e organização do almoxarifado é fundamental, porque sem isso é praticamente impossível ter um serviço competitivo, além de comprometer a produtividade operacional e a qualidade das informações. Faça auditoria e relatórios periódicos de conferência do seu estoque, não confie apenas no relatório geral, para isso utilize um software de gestão da m2obras para controle de estoque e invista em treinamentos e cursos para qualificar cada vez mais sua equipe.
Comentários