Segundo Pesquisa CAU/DataFolha, sobre Dificuldades no gerenciamento de obras, cerca de 70% das pessoas que compõem a população economicamente ativa afirmam que contratariam os serviços de um arquiteto e urbanista para construções ou reformas, no entanto, na prática, após entrevistas com mais de 2.000 pessoas, apenas 7% efetivamente contrataram um profissional.
As maiores Dificuldades no gerenciamento de obras
Acima de tudo, os participantes da pesquisa qualitativa apontaram uma série de problemas durante o processo, entre elas, dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, desperdício de tempo, gastos excessivos, dificuldades no gerenciamento da obra. A maioria dos entrevistados tem dificuldade em calcular o orçamento e se ressente de uma assessoria que dê uma previsão correta de gastos e que evite desperdícios como saber qual é a quantidade certa de material a comprar, por exemplo.
Em muitos casos, os pedreiros é que orientam os clientes e, na maioria das vezes, não acertam a quantidade provocando desperdício, sobras, ou ainda a falta de material que ocasiona diversas idas às lojas, fazendo o cliente perder tempo.
As principais dificuldades encontradas foram divididas em três eixos principais: Planejamento, Mão de Obra e Material.
Planejamento
- Prazos durante a obra
- Atraso na obra
- Previsão de gasto
- Orçamento
Material
- Material de qualidade
- Preço do material
- Desperdício
- Quantidade
- Prazo de entrega
Mão de Obra
- Mão de obra qualificada
- Falta de comprometimento dos profissionais
- Retrabalho
Sistema de Gestão de Obras
Gerenciar uma obra não é tão simples quanto parece e foi uma das principais dificuldades apresentadas pelos entrevistados. Evitar gastos desnecessários por desperdícios e retrabalhos também entram nesta lista. Por isso é tão importante ter um profissional capacitado para auxiliá-lo durante uma reforma ou construção. E todo profissional sabe que um software de gestão é um grande aliado.
Do projeto à execução, o Sistema de Gestão da m2obras garante o acompanhando da sua obra de forma eficaz, pois, além possuir todas as funcionalidades da Planilha de Obras com estimativa do valor detalhado da sua construção, ele também permite acompanhar e gerir cada etapa.
Por meio da ferramenta é possível controlar gastos financeiros, bancários e orçamentários, além de compras, contas a pagar, contas a receber, impostos, obrigações, pagamentos de fornecedores e além disso, pagamentos de prestadores de serviços. Em apenas 2 minutos é possível ter os preços atualizados de mais de 1.000 itens, de material de construção a acabamentos.
Dificuldades no gerenciamento de obras? Mas como gerenciar e resolver?
Uma das formas é o sistema da m2obras que foi criado por engenheiros, arquitetos, construtoras e além disso, gerentes de projetos especializados em construção civil. Eles estudaram as maiores dificuldades e criaram uma ferramente de planejamento de fácil manuseio, prática e eficaz. O software, disponível também nas versões Android e Apple, ele é uma ferramenta portátil e prática para quem constrói. já foi usado e aprovado por mais de 5 mil clientes, em reformas e construções. A m2obras calcula o seu empreendimento e entrega tudo prontinho.
Com equipe especializada a empresa garante que você economizará tempo e dinheiro. Entre em contato para fazer um orçamento ou envie sua demanda. Saiba quanto vai custar seu empreendimento de A a Z.